8º Festival de Cinema de Baia Formosa será lançado nesta sexta (21) em Natal

O lançamento acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 14h30 no IFRN – Campus Natal Central. O evento vai contar com exibição de produções potiguares, nacionais e internacionais.

Considerado um dos mais importantes festivais audiovisuais do Nordeste, o FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, realizado anualmente no litoral sul do Rio Grande do Norte, chega a sua 8ª edição com novidades. O lançamento oficial do FINC 2017 será realizado nesta sexta-feira (21), à partir das 14h30 no mini-auditório da DIAC, localizado no IFRN – Campus Natal-Central. Durante o lançamento serão divulgadas as novidades na programação desse ano, além de apresentar o tema do Festival de Curtas de 1 minuto, que premia a melhor produção com uma viagem internacional a cidade da Cracóvia, na Polônia. Por 2 anos, o IFRN concedeu o mesmo prêmio para o melhor curta realizado por um aluno da instituição dentro do Concurso de 1 Minuto.

Para a edição de 2017, a organização do Festival pretende ampliar as atividades na cidade de Baía Formosa e também com ações em Natal. Na capital potiguar, a equipe do FINC vai promover ações em espaços públicos, promovendo a exibição de curtas metragens. O objetivo é descobrir novos talentos e incentivar a participação do público, utilizando todos os tipos de equipamento, inclusive câmeras de celular. Em Baía Formosa, a estrutura será ampliada com atividades esportivas, culturais e exibição de filmes em praça pública, além de contar com a Mostra de Curtas Potiguares e atividades abertas a população.

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film, The Sckaff Movie and Pictures e IFRN, com patrocínio por meio da Lei Câmara Cascudo, Governo do Estado, Fundação José Augusto e Dragmor Brasil Empreendimentos. O festival conta também com apoio da Cabo Telecom, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, FUNCERN – Fundação de Apoio ao IFRN e da ASIF-RN – Associação dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN.

SOBRE O FINC

O FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa existe desde 2010 e é realizado na paradisíaca praia de Baía Formosa, uma das mais belas praias do litoral norte-riograndense. Desde a primeira edição são valorizadas as produções locais e a participação do público em geral, em torno do audiovisual. O destaque desse ano deve ser, mais uma vez, o concurso de curtas-metragens com duração máxima de 1 minuto. O vencedor ganhará uma viagem com tudo pago para a Polônia e terá seu filme exibido no Festival Netia OFF CAMERA (http://www.offcamera.pl/en/), um dos maiores festivais de cinema independente da Europa.

O vencedor (a) vai ganhar passagem, hospedagem e alimentação durante o evento, além de workshops na cidade da Cracóvia (Polônia). Também participará de um city tour pela cidade com visita a pontos turísticos como Auschwitz, famoso campo de concentração do período nazista e a fábrica de Schindler.

Sobre o idealizador

O idealizador do FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa Grzegorz (Greg) Hajdarowicz é um empresário polonês, investidor e produtor de cinema, exercendo ao mesmo tempo a função do cônsul honorário do Brasil na Polônia.

SERVIÇO

Lançamento da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa

Local: Mini-auditório da DIAC IFRN – Campus Natal Central

21 de julho de 2017 (Sexta-feira),a partir das 14h30

Entrada Gratuita

Leia também

Leave a Reply