João Cavalcanti do Casuarina, se apresenta no Ribeira Boêmia

O cantor, compositor, instrumentista e um dos fundadores do Grupo Casuarina, João Cavalcanti, apresentará o seu belo trabalho solo no Ribeira Boêmia, que também contará com luxuosa participação da brasiliense Renata Jambeiro, além do show de abertura do Arquivo Vivo, um dos mais tradicionais grupos de samba potiguar. Eles darão o tom da próxima edição do Projeto Cultural, que acontece no dia 29.04 (sábado), a partir das 18h, no Solar Bela Vista, centro histórico de Natal, coladinho na Ribeira.

O público terá a oportunidade de apreciar um repertório cheio de swing, tradição e composições autorais de João Cavalcanti, uma das vozes do Casuarina, e de sucessos do renomado Grupo carioca, como Certidão (João Fernando/João Cavalcanti), Dissimulata (João Cavalcanti), Ponto de Vista (João Cavalcanti/Edu Krieger), além das consagradas Disritmia (Zé Katimba), Gostoso Veneno (Nei Lopes/Wilson Moreira), Amor Proibido (Cartola) e Eu Quero é Botar meu Bloco na Rua (Sérgio Sampaio), dentre outras.

Teremos também a participação especial da cantora, atriz, dançarina e preparadora corporal Renata Jambeiro, finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2016, na categoria “Melhor Cantora de Samba”. Jambeiro foi premiada com seu mais recente álbum, FOGARÉU, na coletânea Prêmio Grão de Música 2016, e está com sua música “Levanta” (parceria com João Martins) na trilha sonora da novela “A Lei do Amor”, da Rede Globo. Contaremos ainda com a presença ilustre do grande compositor e instrumentista potiguar, o músico Diogo Guanabara, que assina a produção musical dos convidados.

A abertura da edição ficará sob a batuta do tradicional grupo de samba natalense, Arquivo Vivo. Há 8 anos na estrada, o trabalho do Grupo vem se destacando na capital com suas composições próprias e interpretando grandes ícones do samba. Tudo começou pelas ruas de Natal, na Ribeira, sem local e nem hora definidos, quando um grupo de músicos decidiu resgatar as rodas de samba. Se inicialmente não havia uma formação fixa, hoje o Grupo Arquivo Vivo tem cinco integrantes, que buscam aperfeiçoar a cada dia o trabalho: Robson Lopes (cavaquinho), Renan Araújo (pandeiro e voz), Glaucia (surdo), Roberto (tantan) e Rafael Tavares (violão).

O Projeto Cultural Ribeira Boêmia contará, nessa edição, com o patrocínio da Prefeitura do Natal – Programa Djalma Maranhão, Unimed RN, Potiguar Turismo e Casa de Saúde São Lucas, além da parceria com Solar Bela Vista, nova casa do Ribeira Boêmia, e dos importantes apoios culturais, que viabilizam sua manutenção, como o Sistema Fecomércio RN – SESC – SENAC; Sistema FIERN – SESI, ART&C Comunicação Integrada; Universitária FM; ABIH RN; OAB RN – Caixa de Assistência aos Advogados; Le Postiche; IndetFix; e Neutron.

Sobre João Cavalcanti

João foi um dos fundadores do grupo Casuarina, em 2001, tendo realizado shows no Brasil e exterior, dividindo o palco com vários artistas, dentre eles seu pai, o cantor e compositor Lenine, além de Alcione, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Elza Soares, Maria Rita, Moska, Sandra de Sá e Zélia Duncan.

Lançou, em 2005, como cantor e percussionista do grupo Casuarina, o CD “Casuarina”, pela gravadora Biscoito Fino. E em 2007 o CD “Certidão”, também pela Biscoito Fino. Ambos foram indicados ao Prêmio TIM de Música, na categoria Melhor Grupo de Samba, e o Casuarina recebeu o Prêmio Rival Petrobrás, na categoria Melhor Grupo Musical.

Em 2009 lançou, com o Casuarina, os CD, DVD e Blu-Ray “MTV Apresenta: Casuarina”, pelo selo Sony/BMG. Por esse trabalho, o Casuarina foi eleito Melhor Grupo de Samba no “21º Prêmio da Música Brasileira”.

Em 2012 participou, ao lado de Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda, do Projeto “Segunda Lapa”, com os quais realizou uma temporada de shows no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano lançou, pelo selo Warner Music, seu primeiro CD solo, o “Placebo”. O disco, produzido por Plínio Profeta, incluiu onze faixas de sua autoria, dentre elas “Binário” (com Diego Zangado); “Mulato”, com participação de Pedro Miranda; “Demônios” (com Marcelo Caldi); e “Frevo do contra-êxodo”, que contou com a participação do grupo Casuarina.

Serviço:

O quê? Ribeira Boêmia convida João Cavalcanti (Casuarina)

Quando? Sábado, 29 de abril de 2017, a partir das 18h.

Onde? Solar Bela Vista – Rua São Tomé – Centro Histórico de Natal (vizinho ao Senac Centro).

Quanto? Ingressos antecipados a preços promocionais (meia entrada para todos) de R$20.

Leia também

Leave a Reply