Exposição “Elas de Axé” será lançada em Pipa e Natal

Em meio atuais debates sobre as questões de gênero e a intolerância religiosa, será lançada esta semana a exposição fotográfica “Elas de Axé”, de Vanessa Arruda. O projeto é resultado da vivência da comunicadora social enquanto pesquisadora-participante no candomblé Ilê Olorum, localizado em Parnamirim (RN), casa da Ialorixá Isa de Nanã. A exposição integrará a programação do Festival Literário Alternativo de Praia da Pipa (FlipAut!), de 7 a 10 de dezembro; e também será exposta em Natal, no Mahalila Café & Livros, na próxima sexta-feira (9), a partir das 18h.

Como trabalho de conclusão para o curso de Jornalismo na UFRN, orientado pelo professor e fotógrafo Itamar Nobre; o projeto documenta através de fotografias as mulheres no Ilê Olorum, tendo como resultado a produção de um ebook (bit.ly/ElasdeAxe); além da exposição. O objetivo é construir e revelar através das imagens a presença, comportamento e atuação das mulheres neste espaço religioso.

Foi através das observações ao longo da imersão na realidade da casa que Vanessa buscou compreender o que torna o candomblé um espaço singular para as mulheres. ”A identidade da mulher candomblecista é fruto da compreensão e do reconhecimento histórico e social dessas mulheres, por elas e pelos demais integrantes da casa, como algo legítimo. Elas que são de axé têm seu espaço garantido e respeitado no candomblé e defendem para que isso possa se estender à todas as mulheres, independente da religião”, destaca a estudante.

No período de junho de 2015 a junho de 2016 foram mais de três mil fotos retidas, das quais 206 foram cuidadosamente escolhidas para compor o ebook. Confira abaixo algumas das fotografias que irão compor a exposição:

Serviço

Elas de Axé – Exposição Fotográfica

Praia da Pipa – Festival Literário Alternativo (FlipAut!)

Onde: Maya Art & Café – Vila Mangueira (Av. Baía dos Golfinhos)

Quando: 7 a 10/12 | a partir das 17h

Entrada: Gratuita

Natal – Mahalila Café & Livros (R. Drª Nívia Madruga – Potilândia)

Quando: 9/12 | a partir de 18h

Entrada: Gratuita

Leia também

Leave a Reply