Playlist: Temas olímpicos

Por Ricardo Krusty, de Natal.

Playlist: Temas olímpicos

E as Olimpíadas do Brasil estão aí!! Nosso editor Lamonier está por lá… hummm trabalhando, né?!?! (…)
Mas nós, que ficamos na redação virtual do Vamos Lá, seguimos levando informação e entretenimento para você.

Sim, houve muita polêmica sobre a realização do evento,  a construção das arenas, da Vila Olímpica e de toda a estrutura para os jogos. Porém nada tira o brilho desse momento tão aguardado pelos apaixonados por esportes.
Até o momentos muitos recordes foram quebrados, medalhas foram entregues e lágrimas (de felicidade e tristeza) foram derramadas.

Como não faltam portais, sites, blogs e colunas falando sobre os esportes olimpicos estamos aqui para fugir um pouco, só um pouco, do assunto e falar de música, relembrando as músicas-temas dos Jogos Olímpicos.

Seul 1988

O tema oficial é “Hand in Hand”, composta por Giovanni Giorgio Moroder e Tom Whitlock e interpretada pelo grupo Koreana, mas  uma canção de Whitney Houston,  “One Moment in Time” erroneamente é creditada como a canção de Seul 1988.

Whitney Houston – One Moment in Time

Barcelona 1992
O grande sucesso foi  “Amigos para Siempre”, composta por Jose Carreras e cantada por ele e Sarah Brightman na cerimônia de encerramento.
Jose Carreras e Sarah Brightman -Amigos para Siempre

Atlanta – 1996

Reach foi a canção oficial e interpretada na cerimônia de encerramento. Minha gente se tem uma música de Olimpíada que ficou marcada na minha memória foi essa. Tá é mais malhada que farinha na feira, mas vixxx dá um arrepio quando Gloria Estefan solta o seu, “If I could reach”.

Gloria Estefan – Reach (Vogue Version)

Sydney – 2000

The Flame na voz de Tina Arena foi a música que antecedeu o acendimento da Pira Olímpica na verdade nesse ano não lembro de uma música marcante.

Tina Arena – The Flame:

Atenas – 2004

Se Sydney não me traz recordações musicais, no retorno a casa dos Jogos Olímpicos – Atenas, a coisa foi diferente, a sonoridade alternativa de Bjork em Oceania, é de fazer arrepiar até hoje e popularizou o som da Islandesa.

Björk – Oceania:

Pequim – 2008

Para agradar oriente e ocidente os organizadores juntaram o chinês Liu Huan e a britânica Sarah Brightman interpretando “You and Me”. Que voz!!!

Liu Huan e Sarah Brightman – You and Me:

Inglaterra – 2012

Mesmo com críticas por entre tantas bandas e astros britânicos, ficar a cargo do Muse a responsa de gravar a canção oficial dos Jogos de 2012. Os caras não fizeram feio, eu particularmente gosto, o som ficou bem nas paradas musicais pelo mundo.

MUSE – Survival:

Brasil – 2016

O tema do Brasil para a Olimpíada mistura rap (Projota) e samba (Tiaguinho) em clima funk-baladeiro, a melhor coisa da música a produção do Tropkillaz, a pior coisa é o Tiaguinho, a música de autoria de MC Léo da Baixada, venceu um concurso que teve 42 concorrentes do Brasil (pense que muitos medalhões devem ter tentado sem sucesso…). Embora a letra tenha o perfil motivacional, bem característico nos jogos, o que dá um ponto a mais a “Alma e Coração” é romper a barreira do preconceito com o funk.

Thiaguinho e Projota – Alma e Coração

Leia também

Leave a Reply