Estudantes de Natal criam repelente contra a dengue

Tem repelente surgindo nas escolas da capital potiguar. Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, desenvolveram um repelente que combate o Aedes Aegypti, mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e o vírus Zika. O produto tem como base o cravo da índia.

O experimento foi desenvolvido no laboratório de ciências da escola e passou por um processo de pesquisa, criação, observação e teste na própria instituição. Os jovens usaram cravo da índia, que foi manipulado com álcool de cereais e misturado ao óleo corporal de amêndoas. Todos os produtos utilizados são de origem vegetal e qualquer pessoa pode usar, inclusive, mulheres que grávidas e bebês a partir do segundo mês de vida.

Com baixo custo e produção rápida, os jovens confeccionaram cerca de mil frascos do repelente semelhante aos que vendem em farmácia. O material produzido foi entregue nos intervalos das aulas – nos turnos matutino, vespertino e noturno. As ações na escola de combate e alerta ao mosquito contaram com palestras, entrega de panfletos, vistoria para combater possíveis criadouros do mosquito, entre outros.

Leia também

Leave a Reply